Também chamado de bot de opções binárias, o robô nada mais é do que um software destinado a fazer uma tarefa específica de forma mais fácil e rápida, programado de forma automática e precisa para realizar a atividade de transação da conta do investidor.
Por serem automáticos, sempre vão trabalhar segundo o que for estabelecido pelo investidor, através de uma sequência de passos e parâmetros definidos e selecionados, a fim de aumentar as chances de se ter sucesso no mercado.
No entanto, o investidor deve ter atenção com a forma com que configura o bot, além de vigiá-lo algumas vezes, já que imprevistos podem surgir, e o robô pode não estar preparado para reagir.
Os robôs de Forex, por exemplo, são super úteis por várias razões, como a facilidade existente na hora de personalizar sua configuração de acordo com a sua vontade, e assim o investidor pode se dar ao luxo de descansar um pouco enquanto as operações são feitas. Os robôs podem funcionar 24 horas por dia de modo ininterrupto, já que nunca se cansa, permitindo que esteja sempre programado a negociar no mercado de divisas até o momento que o investidor achar válido e conveniente.
Ainda assim, o investidor deve ter uma certa noção e conhecimento prévio sobre o assunto para que possa criar um robô que funcione de verdade e seja bem sucedido nas transações. Esse seria o inconveniente a respeito dos bots, visto que não existe uma configuração perfeita que faça com que o robô acerte em todas as suas transações. A configuração padrão não serve para todas as circunstâncias, ou seja, haverá a necessidade da intervenção do investidor a fim de se obter sucesso com suas negociações.
Portanto, é aconselhável que se leia os comentários e depoimentos a respeito do assunto para ajudá-lo com a decisão de adquirir um e fazer uso do mesmo. Fique atento também ao período experimental e de reembolso fornecidos pelas plataformas.